Governo detalha entrega das unidades do Minha Casa em Ilhéus
O prefeito de Ilhéus, Newton Lima, se reuniu na manhã desta quarta-feira (24) com a superintendência regional da Caixa Econômica Federal (CEF) com o objetivo de discutir os últimos detalhes para a entrega das 1.300 unidades do Programa Minha Casa, Minha Vida na cidade. Participaram ainda da reunião os secretários de Governo, Jorge Bahia, e da Assistência Social e Trabalho, Ari Santos, que fizeram um balanço das ações e do empenho do governo municipal para agilizar a entrega das casas. A expectativa é que no mês de novembro seja feita a entrega de todas as unidades que estão sendo construídas nos condomínios Águas I e II, Brisas e Porto, situados no quilômetro 05 da rodovia Jorge Amado (BR-415), no bairro do Banco da Vitória. O sorteio das casas entre os beneficiados será feito no mês de novembro.
Newton Lima também adiantou que na próxima terça-feira (30) seguirá para Salvador para discutir pendências junto a Embasa, Coelba, e Departamento de Infraestrutura de Transportes da Bahia (Derba), no sentido de liberar, o mais rápido possível, as unidades do Minha Casa, Minha Vida em Ilhéus. As unidades serão entregues completas, com piso em cerâmica, boxe no banheiro, portas, janelas e demais itens de acabamento. No ato da entrega, o responsável por cada uma das unidades receberá ainda um kit de metais, composto por torneiras, maçanetas, entre outros itens.
Durante recente visita ao local, o prefeito Newton Lima elogiou a qualidade da estrutura das unidades. “São todas bem arejadas e com acesso facilitado. Será uma honra para o nosso governo entregar a centenas de ilheenses sua casa própria, seu novo lar. Vamos garantir, ainda, que todos os serviços pertinentes ao município sejam garantidos e passem a funcionar paralelamente à entrega do empreendimento”, assegurou. Além da infraestrutura completa, os novos moradores terão acesso a diversos serviços, como saúde e transporte e muitos espaços de lazer, como campo de futebol, praças e parque infantil, entre outros equipamentos.
As 1.300 unidades do Minha Casa, Minha Vida em Ilhéus estão distribuídas em três condomínios: os residenciais Morada das Brisas, com 496 unidades habitacionais; o Morada das Águas I e II, com 488, e o Morada do Porto, com 292 unidades. Na parte externa estão sendo construídos uma creche, Posto de Saúde da Família (PSF), módulo policial, quatro parques infantis, dois quadras poliesportivas, quiosques e uma ciclovia que terá 1,2 quilômetro. Tudo isso sem contar que 24 imóveis estão sendo totalmente adaptados para atender pessoas com deficiência.
Com a entrega das 1.300 casas do Programa Minha Casa, Minha Vida, o prefeito Newton Lima ficará na história da Ilhéus como o gestor que mais investiu em habitação da cidade. Recentemente foram entregues no Teotônio Vilela mais de 120 casas no Alto São João, rua José Petrúcio e Travessa São José. Tudo isso sem contar com as 272 casas que estão sendo construídas também no Teotônio Vilela, através do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), em parceria com o Governo Federal, uma obra que envolve recursos na ordem de R$ 18 milhões.